Catarata
O que é catarata?
Catarata é a opacificação, ou seja, a perda de transparência da nossa lente interna do olho que se chama cristalino. Nós temos duas lentes naturais em nossos olhos: uma externa, de maior poder, chamada córnea e uma interna de menor poder, chamada cristalino. O nome cristalino se deve ao fato de essa lente ser transparente. Ela precisa ser assim para que enxerguemos através dela com clareza. Quando nosso cristalino perde a sua transparência nossa visão se torna embaçada, turva.
Descobri que tenho catarata. E agora?
O que causa catarata?
O processo de envelhecimento é a causa mais comum de catarata, que chamamos de catarata senil. Ao longo da vida, por diversos fatores, principalmente relacionados com o processo de oxidação das células e sua consequente produção de radicais livres, nosso corpo envelhece e isso acontece também com nosso cristalino.
Praticamente todos nós, se vivermos bastante, um dia teremos catarata.
Outros fatores podem acelerar o aparecimento de catarata, como a exposição dos olhos à radiaçao ultravioleta (exemplo: sol, solda), tabagismo, alimentação rica em gordura e pobre em vitaminas e minerais, uso de antiinflamatórios da classe dos corticóides, dentre outros.
A genética é um dos fatores envolvidos também no processo de aparecimento da catarata. Por isso dizemos que a catarata é multifatorial, ou seja, não existe apenas um único fator associado a ela.
Existem também outras causas para a catarata, como inflamações intra-oculares, chamadas uveítes e também trauma ocular.
Como é a cirurgia de catarata?
Apesar de delicada e complexa, em geral é rápida, durando cerca de 5 a 10 minutos, em média. Esse tempo pode variar de acordo com a experiência do cirurgião.
Em seguida
É implantada uma lente intra-ocular artificial, no mesmo local de onde foi retirado o cristalino, com o objetivo de substituí-lo. Essa lente artificial é implantada de forma definitiva, com o objetivo de ali ficar para o resto da vida. Por isso é muito importante a escolha de uma lente intra-ocular de boa qualidade!
Como é a cirurgia de catarata?
Esse tempo pode variar de acordo com a experiência do cirurgião.
É uma cirurgia intra-ocular, ou seja, precisamos fazer uma abertura microscópica na parte da frente do olho (na córnea) e acessar a parte interna do olho, logo atrás da nossa íris, onde fica o cristalino. Ali, é feita uma outra abertura, de formato circular, na cápsula, estrutura que dá suporte ao nosso cristalino, para que então seja possível removê-lo.
Cirurgia de catarata moderna
Na cirurgia de catarata moderna, o cristalino é primeiro emulsificado, ou seja, fragmentado em pequenos pedaços, e então esses pequenos pedaços são aspirados, ou seja, sugados, por um aparelho chamado facoemulsificador.